quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Como as transações ADA coin são verificadas?, por Laura M.

 


Mencionei anteriormente que a plataforma Cardano é descentralizada, o que significa que não existe uma única autoridade com controle sobre a rede, assim como a Bitcoin e a Ethereum, a rede é operada por mineradores.

No entanto, a Cardano usa um modelo diferente, que chama de “ Ouroboros ” . Antes de explicar como funciona, deixe-nos explicar rapidamente como outras blockchains como a Bitcoin são diferentes.

Bitcoin usa um modelo de consenso chamado " proof-of-work " . Para ajudar a autenticar uma transação, os mineradores usam seu poder de computação para resolver um quebra-cabeça realmente difícil. Tipo uma equação matemática tão difícil, que nenhum ser humano poderia resolvê-lo!

Qualquer minerador que resolver o quebra-cabeça primeiro, recebe a recompensa, que é paga em Bitcoin! O problema com a “proof-of-work" é que, à medida que o quebra-cabeça se torna cada vez mais complexo, os mineradores precisam usar cada vez mais eletricidade.

Em dezembro de 2017, foi relatado que os mineiradores da Bitcoin estavam usando mais eletricidade do que toda a nação da Irlanda! Não é algo muito econômico, certo?

A rede Cardano confirma as transações usando um mecanismo de consenso chamado Proof-of-Stake:

  1. As pessoas que ajudam a validar transações são chamadas de validadores.
  2. Os validadores devem congelar algumas de suas ADA coins, o que é conhecido como " aposta " .
  3. Depois que de verificar uma transação o validador que ajudou na verificação recebe ADA coins adicionais como recompensa.
  4. Quanto maior a aposta, maior a chance de um validador receber a recompensa!
  5. A quantidade de moedas que recebem é baseada em quanto “ stake ” eles têm.

Este sistema é muito mais eficiente e mais amigo do meio-ambiente do que a “Proof-of-Work", pois requer muito menos eletricidade, o que também significa que as taxas de transação também são menores.

Cardano - ADA Coin - proof of work e proof of stake

Embora existam outras blockchains que operam com “proof-of-stake", a equipe da Cardano diz que nenhuma delas oferece uma maneira realmente aleatória de selecionar um validador. É por isso que eles construíram seu protocolo Ouroboros em cima do modelo padrão da proof-of-stake, pois isso garante que todos tenham uma chance justa de ganhar a recompensa.

Isso às vezes é chamado de  “A Maioria Honesta” , o que significa que se as pessoas possuírem uma grande participação na blockchain (por exemplo, possuir muitas ADA coins), elas têm todos os motivos para garantir que a rede permaneça segura, estável e honesta.

Então, agora que você sabe como as transações são confirmadas e validadas, a próxima parte deste guia irá analisar como a plataforma Cardano funciona!

Cardano é escalável?

Existem diferentes blockchains no mercado, e é importante entender o que torna cada uma delas única. Uma das coisas mais importantes a considerar ao decidir o desempenho de um projeto é sua escalabilidade.

No setor das criptomoedas, a escalabilidade é quantas transações uma blockchain pode processar em um determinado período de tempo, no entanto, é normalmente apresentada como “ transações por segundo ” .

As blockchains mais antigas, como a Bitcoin e a Ethereum, apresentam grandes problemas de escalabilidade, pois são muito limitadas na quantidade de transações que podem processar ao mesmo tempo. Na verdade, a Bitcoin só pode processar 7, enquanto o Ethereum consegue no máximo apenas 15. Mais uma vez, é nesse ponto que a Cardano tem uma vantagem.

Quando as transações são verificadas na blockchain da Bitcoin, elas permanecem no livro-razão público para sempre. Isso significa que com o tempo, o livro-caixa da blockchain se torna cada vez maior.

O problema é que todos os mineradores da rede devem manter uma cópia de cada transação. Isso causa problemas de escalabilidade.

Cardano, no entanto, está construindo uma blockchain que faz as coisas de maneira diferente, separando os dados que não são relevantes para as pessoas envolvidas na transação. Por exemplo, se John enviar 100 ADA Coins para a Sue, elas serão as duas únicas pessoas envolvidas na transação.

Como resultado, quando os validadores ajudarem a confirmar a transação, eles precisam apenas manter os dados relevantes para a transação, não a blockchain inteira!

A equipe também está procurando instalar um protocolo chamado " Sharding " .  Isso funciona da seguinte forma, à medida que mais e mais pessoas usam a rede, a quantidade de transações por segundo aumenta.

Cardano realizou um teste no final de 2017 que permitiu que a blockchain processasse 257 transações por segundo, o que é significativamente maior do que a Bitcoin e Ethereum também. No entanto, o objetivo a longo prazo é aumentar este número para dezenas de milhares de transações por segundo.

Carteira Daedalus

Quando se trata de armazenar sua ADA coin, a Cardano tem sua própria carteira oficial chamada Daedalus. No entanto, tem havido muitos relatos da comunidade de criptomoedas afirmando que a carteira Daedalus possui inúmeros problemas. Isso inclui coisas como ser incapaz de: se conectar à rede, sincronizar blocos; e também muitas vezes falha fazendo com que as transações não cheguem ao receptor.

Cardano - ADA Coin - carteira daedalus

A equipe está bem ciente desses problemas, por isso vale a pena verificar o roadmap oficial  do produto para acompanhar os progressos.

Então, agora que você já sabe sobre os planos da Cardano em relação a escalabilidade da sua blockchain, a próxima parte deste guia vai analisar como a Cardano pode ser usada, e também como podem ser cometidos abusos nela.

Como Cardano pode ser usada e abusada?

Se você leu este guia sobre ADA coin e Cardano até aqui, provavelmente já percebeu que a Cardano é um projeto bastante complexo. A equipe está trabalhando em muitas coisas diferentes ao mesmo tempo, no entanto, quando o projeto estiver concluído, haverá dois usos principais.

Em primeiro lugar, a moeda da Cardano pode ser usada da mesma maneira que a Bitcoin foi planejada - um sistema de pagamentos global. No entanto, como mencionado anteriormente, a Bitcoin só é capaz de processar 7 transações por segundo.

Nenhum sistema de pagamentos global poderia sobreviver se ela fosse escalável até 7 transações por segundo. Na verdade, a Visa sozinha processa uma média de 1.667 transações por segundo! Assim, se a equipe da Cardano for capaz de atingir seus objetivos de “ dezenas de milhares ”  de transações por segundo, a rede funcionaria perfeitamente como um sistema de pagamentos.

A segunda função principal da Cardano é permitir que as pessoas criem contratos inteligentes e dApps (aplicações descentralizadas). Podendo ser corporações, governos ou até mesmo indivíduos a criá-las.

No entanto, se a Cardano quiser que seu protocolo de contrato inteligente se torne global, precisa corrigir e melhorar a sua escalabilidade.

Se a Cardano for capaz de atingir esse objetivo, então sua tecnologia seria perfeita para aplicações do dia a dia, já que seria quase impossível para as pessoas a "hackearem" e a plaforma nunca ficaria offline. Isso também significa que os dados confidenciais permaneceriam confidenciais!

Atividade criminal

Plataformas blockchain como a Cardano são perfeitas para cometer crimes anonimamente (atenção que nós não estamos aqui a recomendar que faça isso).

Mas por quê?

Bem, quando você envia ou recebe uma ADA coin, não precisa revelar sua identidade.

Em vez disso, a única coisa que as pessoas podem ver é o seu endereço de carteira pessoal, que é algo parecido com isto:

Ae2tdPwUPEZKmwoy3AU3cXb5Chnasj6mvVNxV1H11997q3VW5ihbSfQwGpm

Permitir que as pessoas enviem e recebam fundos anonimamente significa que a plataforma poderia ser usada para lavagem de dinheiro ou evasão fiscal. Isso se dá porque é quase impossível descobrir quem está realmente envolvido em uma transação.

Também permite que as pessoas vendam produtos ilegais e serviços online sem precisar revelar detalhes de pagamento no mundo real. No entanto, é importante lembrar que a quantidade de pessoas que usam criptomoedas para o crime é minoria.

No entanto, a equipe da Cardano também está trabalhando em um protocolo que permitirá aos usuários compartilhar seus metadados, se assim o decidirem. Os metadados contêm certas informações sobre uma transação, como:

  • O que X comprou com a sua ADA coin?
  • A quem X enviou a sua ADA coin?
  • De onde X recebeu sua ADA coin?

O protocolo acima permitirá que os bancos usem a blockchain Cardano, já que eles poderão cumprir as regulamentações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário