quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Como será o PoS da Cardano (Ouroboros)? , por Marcus Soregano

 


O advento da tecnologia Blockchain resolveu um problema conceitual antigo, até então sem solução na computação: o “problema dos generais bizantinos”. A ideia foi lançada em uma lista de discussões criptográficas em 2008.

Assim nascia o Bitcoin. Em 2009 sua aplicação começou a rodar. Hoje, em 2019, a rede comemorou seus 10 anos de funcionamento sem apresentar uma queda sequer. Bitcoin radicalizou todos os referenciais conhecidos em termos estabilidade e segurança. Mas o sistema utilizado não é perfeito. Seu consenso distribuído desperdiça um montante inacreditável de energia e força computacional.

Alguns projetos trouxeram soluções para este problema. Uma delas é o “consenso” por meio de apostas ou stakes, que dispensariam gastos exagerados em energia. Este foi o modelo adotado pelo projeto Cardano. Este “consenso” foi um dos carros chefes para a adesão de sua Initial Coin Offering (ICO) que ocorreu de 2015 à 2017. Foram arrecadados valores equivalentes à época ao total de 62 milhões de dólares americanos. Em janeiro de 2018, com alta do mercado, o projeto chegou a valer 29 bilhões de dólares americanos.

O cientista responsável pela concepção do protocolo de prova de participação (proof-of-stake) se chama Aggelos Kiayias. O “consenso” ficou conhecido como o primeiro proof-of-stake (PoS) seguro do mundo. Foi batizado de Ouroboros.

Saiba mais

Como será o PoS da Cardano (Ouroboros)? | Livecoins

Nenhum comentário:

Postar um comentário